Defesa de Tese> A Chancela de Paisagem Cultural Brasileira e sua contextualização no Vale do Jequ
Aconteceu no dia 26 de abril de 2019 a defesa de tese da discente Ludimila de Miranda Rodrigues Silva, intitulada A Chancela de Paisagem Cultural Brasileira e sua contextualização no Vale do Jequitinhonha: a constituição identitário-regional da emergência quilombola e o patrimônio vivido do sítio histórico-geográfico de Alto dos Bois. A tese é fruto de pesquisa no Vale do Jequitinhonha (MG) por volta de 6 anos (4 anos de doutorado, mais dois anos de projeto de pesquisa) e versa sobre a Comunidade Quilombola de Alto dos Bois, localizada no município de Capelinha (MG), e a constituição da Paisagem Cultural e do Patrimônio Vivido.
A banca foi constituída pelos pesquisadores Prof Dr. Oswaldo Bueno Amorim Filho (PUC-Minas), Profa. Dr. Sônia Menezes (UFS), Prof. Dr. Maria Augusta Mundim (UFS), Prof. Dr. Weber Soares (UFMG) e o Orientador Prof. Dr. José Antônio Souza de Deus (UFMG).
Foi um momento de muitas trocas de experiência, vivências, leituras sobre o viés do Método Etnogeográfico e compartilhando a sabedoria, sabores e tradições das comunidades quilombolas do médio Jequitinhonha!